terça-feira, 5 de abril de 2011

Sobre arquivos da ditadura, Dilma responde: 'Parabéns pra vocês'


Postagem Dag Vulpi 05/04/20113:07                                                                                
Fonte: Google
 Declaração foi entendida como ironia diante das demandas pela abertura dos arquivos
Ao ser questionada nesta terça-feira sobre uma possível abertura dos arquivos da ditadura militar, a presidenta Dilma Rousseff encerrou a entrevista que concedia no Palácio do Planalto e respondeu apenas: "Parabéns para vocês". Embora a declaração tenha sido descrita por assessores como uma brincadeira, a fala foi recebida pelos repórteres como uma ironia.
A abertura dos arquivos da ditadura é uma demanda antiga, repassada a Dilma logo que a petista assumiu o comando do Palácio do Planalto. Em janeiro deste ano, por exemplo, o diretor do Arquivo Nacional, Jaime Antunes, pediu um decreto da nova presidenta para que os documentos que estão no órgão possam ser franqueados ao público.  A decisão de abrir os arquivos da ditadura já foi tomada na esfera regional por vários Estados, mas os documentos continuam de conhecimento restrito na esfera federal.

Publicação Andreia Sadi, IG Brasilia 05/04/2011 12:13

5 comentários:

  1. Parabéns, Dilma! Só se conhecendo a verdade sobre a ditadura, podemos impedir que ela retorne! Que os arquivos sejam abertos a todos!
    Paulo oisiovici

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Dilma! Só conhecendo e divulgando a verdade poderemos impedir que a ditadura se repita! Que os arquivos da ditadura sejam abertos a todos os interessados!
    O Brasil deve uma resposta ao mundo sobre os direitos humanos desrespeitados durante o regime militar! Nós os perseguidos e torturados exigimos JUSTIÇA!
    Paulo Oisiovici.

    ResponderExcluir
  3. Até quando vamos ficar sem saber onde estão os militantes desaparecidos, acho ótimo abrir os arquivos da ditadura.

    ResponderExcluir
  4. Abertura dos arquivos tem que ser feito não importa quem a interessar seja contra, ocorre que muitas vitimas foram torturadas/mortas/perderam seus empregos, ate os dias atuais existem pessoas atingidas a exemplo ex-soldados da aeronáutica (SI), expurgados/excluidos pela Portaria 1104/GM3/64 considerada pela sumula administrativa 2002.007.003/CA do Ministério da Justiça como sendo Ato de Exceção e de Exclusividade e de Natureza Politica,e mais essas praças estão protegido pela Constituição Republicana no seu Artigo 8º dos ADCT e Lei 10.559/02 no artigo 2º incisos I e XI, ocorre que o Governo investe contra apresentado lista/relação de procedimentos a ser seguido desta forma impondo condições contraria, justamente afeicionando aos atos inconstitucionais os famosos AIs, procede desanistias e impede julgamentos de anistiandos da aeronáutica, enquanto isso na Comissão de Anistia, processos dormitam em arquivos e gavetas, impondo a idosos e doentes amargar ainda em vida ter seus direitos restabelecidos.

    ResponderExcluir

Seja Bem Vindo, Participe!

Curta a nossa pagina

Powered By Blogger

Participe do grupo no Facebook

Pesquisar

“Este é tempo de divisas, tempo de gente cortada. É tempo de meio silêncio, de boca gelada e murmúrio, palavra indireta, aviso na esquina.”
Carlos Drumond de Andrade