quarta-feira, 13 de abril de 2011

Aeronáutica investigou políticos após ditadura

Postado por Dag Vulpi 13/04/2011 17:52
Publicado por O Globo
 
RIO - Documentos entregues ao Arquivo Nacional em 2010 por ordem do comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, mostram, segundo o jornal "Folha de São Paulo", que as Forças Armadas monitoraram políticos, partidos e organizações de esquerda após o fim da ditadura militar. Durante os governos José Sarney (1985-1990), Fernando Collor (1990-1992) e Itamar Franco (1992-1994), 1.324 documentos foram produzidos pelo Centro de Informações e Segurança da Aeronáutica (Cisa).
No ano passado, 50 mil documentos foram entregues pela Aeronáutica ao Arquivo. Até hoje, a instituição foi a única das Forças Armadas a liberar documentos de inteligência. Na última terça-feira, o Arquivo Nacional liberou uma listagem de 35 mil documentos, que passam a ser divulgadas nesta quarta-feira. Outros 15 mil papéis não poderão ser disponibilizados pois, segundo a instituição que é responsável pelo acervo, podem ser invasivos à vida privada, honra e imagem dos investigados.
Pela lista divulgada, a Aeronáutica investigava integrantes do PT, PPS e PCB no governo Collor, e as relações de ONGs com o governo de Cuba. As eleições do sindicato de metalúrgicos de Osasco, em São Paulo, também foram objeto de análise do Cisa, além das esquerdas de Chile e Bolívia.
No governo Sarney, trabalhadores do MST foram investigados, bem como a Comissão da Pastoral da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo, Participe!

Curta a nossa pagina

Powered By Blogger

Participe do grupo no Facebook

Pesquisar

“Este é tempo de divisas, tempo de gente cortada. É tempo de meio silêncio, de boca gelada e murmúrio, palavra indireta, aviso na esquina.”
Carlos Drumond de Andrade