Dilma determina o fim do sigilo eterno de documentos- Com Comentarios de Arthur Gonçalves Filho
Pessoal,
Tomara que exista, de fato, essa iniciativa de alterar a legislação sobre o assunto, pois, do contrário, nada feito !
Há leis restringindo a abertura dos arquivos !
Descobri três delas (não sei se existem outras, ou não !).
Quem tiver interesse, pode pesquisar na Internet :
a) Lei 8159/1991 de Fernando Collor (e Jarbas Passarinho !);
b) Decreto 4553/2002 de FHC & Company; e
c) Decreto 5301/2004 de Lulla, José Dirceu & Company.
Uma profunda alteração no somatório desse conjunto de leis restritivas é o passo inicial para a abertura dos arquivos sigiliosos brasileiros.
Muito particularmente, tenho sérias dúvidas sobre a real intenção deste governo, ou de qualquer outro, em mexer nessas leis, levando-se em consideração que a esmagadora maioria da população foi desinformada pela mídia durante estes anos todos e, consequentemente, não pressiona os parlamentares. Quem o faz, são os setores mais politizados e de tendência democrática que, lamentavelmente, não são maioria.
Mostrou-se acertada a estratégia da Ditadura 64-85 de eliminar fisicamente as principais lideranças políticas férteis daquela época: deu no que deu !
É, por esse motivo, que defendo a novela do SBT, pois -- mesmo não respeitando a cronologia dos acontecimentos daquele período sombrio de nossa história -- está levantando a bola e lançando na área da população brasileira.
Grande Abraço a Todos !
Arthur
José Bazilio publicado em DOCUMENTO DITADURA.
http://www.facebook.com/l/58b72XGSC2lA5fjmUVcWdRB1GcQ/201.7.179.5/pais/noblat/posts/2011/04/14/dilma-determina-fim-do-sigilo-eterno-de-documentos-374790.asp |
Nenhum comentário:
Postar um comentário