quinta-feira, 14 de abril de 2011

Programa 'Semana do Presidente' foi transmitido por mais de 20 anos

Origem na ditadura
Publicada em 13/04/2011 às 23h26m
O Globo
Postado por Dag Vulpi 14/04/2011 13:54
RIO - Um programa parecido, "Semana do Presidente", foi transmitido por mais de 20 anos. Criado no regime militar pelo presidente João Baptista Figueiredo, continuou sendo exibido no período democrático, até a gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
O boletim era custeado pelo governo e, com poucos minutos, fazia um resumo das atividades da semana do presidente. No regime militar, foi usado como mais um recurso para estimular o ufanismo e aumentar a popularidade do governo. Na vinheta do programa, aparecia a bandeira brasileira tremulante e, ao fundo, o Palácio do Planalto.
Um dos episódios clássicos foi o programa que divulgou a festa de aniversário de 43 anos do ex-presidente Fernando Collor, ainda disponível no YouTube. Em um minuto de boletim, são mostradas imagens da festa no Planalto, Collor sendo cumprimentado por ministros, assessores e moradores e, ao final, os votos de felicidade ao então presidente:
- Desejamos ao nosso presidente muitas felicidades e que Deus continue dando-lhe sensibilidade e sabedoria para continuar governando o nosso país - diz o locutor.
Os programas eram veiculados todos os domingos no antigo canal TVS, atual SBT, de Silvio Santos. A narração era feita pelo locutor oficial da emissora, já falecido, Luiz Lombardi Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo, Participe!

Curta a nossa pagina

Powered By Blogger

Participe do grupo no Facebook

Pesquisar

“Este é tempo de divisas, tempo de gente cortada. É tempo de meio silêncio, de boca gelada e murmúrio, palavra indireta, aviso na esquina.”
Carlos Drumond de Andrade