sexta-feira, 15 de abril de 2011

‘Amor e revolução’: Licurgo Spínola, APOIA INICIATIVA DO GRUPO DOCUMENTO DITADURA

Marcelle Carvalho
Postagem Dag Vulpi 15/04/2011 13:58
Licurgo Spínola é o guerrilheiro Batistelli em 'Amor e revolução', do SBT / Foto: Lourival Ribeiro / SBT Em repúdio a manifestação da Associação Beneficente dos Militares Inativos e Graduados da Aeronáutica (ABMIGAer), que criou um abaixo-assinado na internet para tirar do ar a novela ‘Amor e revolução’, também foi criado, on line, documento que apoia a transmissão da trama do SBT. O documento endereçado a Paulo Bernardo Silva, Ministro das Comunicações, foi assinado por um grupo que se intitula Documento Ditadura, cujo perfil no Facebook tem 236 membros. Ao ter conhecimento desta manifestação, o ator Licurgo Spinola, que faz na trama o revolucioário Batistelli, também aderiu ao movimento.
- A época das caça às bruxas já acabou. Quando vi este movimento de apoio a transmissão da novela, quis participar. É um absurdo acharem que ma ação contrária vai ter voz. A ditadura faz parte da história do Brasi, que alguns querem deixar de lado, fazer disso um tabu. O que me preocupa não é essa tentativa de tirar a novela do ar, porque isso não vai acontecer, mas saber que há pessoas tão reacionárias, castradoras - analisa o ator.

Licurgo conta que os colegas de elenco ficaram pasmos com o repúdio por parte de alguns militares.

- Todo mundo ficou abismado, por um momento rolou um “será que pode acontecer?”. Mas estamos cientes que isso está fora de cogitação. O fato é que esse burburinho todo acaba fomentado a curiosidade das pessoas em relação à novela. O que favorece a gente, já que quem não está vendo a novela vai querer ver para saber o porquê desta confusão - acredita o ator, que se sente honrado por fazer parte da história de Tiago Santiago: - É bom estar num projeto que pretende alertar o público sobre esse período funesto ocorrido no Brasil, que pessoas foram mortas e torturadas, para haver repetição dessa situação. Estamos num país democrático. É tão democrático que até permite esse tipo de manifestação contrária. O importante é mostrar que não tem porque passarmos por nenhuma censura, não há motivos para vivermos isso de novo.

LEIA ABAIXO O TEXTO DO ABAIXO-ASSINADO:

EU APOIO A TRANSMISSÃO DA NOVELA “AMOR E REVOLUÇÃO” NA EMISSORA SBT!
“A memória histórica do país é patrimônio inalienável do povo brasileiro!”
A novela “Amor e Revolução” vem rendendo na internet, apesar da audiência ainda estar aquém do esperado na TV. Desta vez, um portal militar resolveu fazer um abaixo-assinado contra a novela de Tiago Santiago, que aborda o período da ditadura militar no Brasil. Os donos do site querem que a trama seja proibida de ir ao ar no SBT.
Será que nunca deixamos a ditadura? Será que esses vinte e seis anos dito de volta à democracia, foi uma farsa e que sempre os militares ditaram os rumos do nosso país? Será que sempre eles disseram o que deve ser passado na televisão, no Brasil? O que esses militares estão tentando fazer e o que já fizeram, criando o tal abaixo-assinado, é um ato de censura e que não cabe em um país que se diz democrático. O tempo da ditadura militar já passou e já passou bem tarde e as conseqüências de tal período foram muitos mortos, muitas pessoas com sequelas terríveis, tanto físicas quanto mentais e famílias que ainda choram seus parentes desaparecidos e assassinados. Nada disso é uma coisa pequena. Os militares vivem se metendo em assuntos que envolvem a ditadura militar, pois não querem que suas ações no período sejam reveladas e que fiquem impunes para sempre.
Como não pode-se abrir nem ter acesso a muitos documentos da época, façamos o que estiver ao nosso alcance para que os militares não cometam mais esse absurdo de censurar uma novela que está se mostrando imparcial e não está citando nomes de terceiros de nenhum dos lados - apenas fatos -, e ainda apresenta, no final de cada capítulo, depoimentos de ambos os lados. Chega dos militares quererem mandar, dá opinião em tudo que toque a eles! Chega do dedo militar nos programas televisivos, apontando o que deve e o que não deve ser passado na TV brasileira!

4 comentários:

  1. Quanto sensacionalismo pra nada...que feio. A Novela é uma porcaria vamo combina? 4 pontinhos de audiência, usar exército kkkkkkk como desculpa faz me rir.VC estão perdendo pra BAND que é piada nacional. Gente fala pro Tiago Santiago por umas mulheres peladas, poltrona superpop, sei lá qq coisa que a audiência sobe.Esse tema foi explorado pela GLOBO com excelência na década de noventa, vcs acham que não iriam comparar o trabalho de um iniciante? HELLO...né baby....o brasil precisa caminhar pra frente...quem vive de passado é museu. Cordel encantado tá ai pra provar inovação. Bj viu

    ResponderExcluir
  2. esse comentario anterior e tipico de uma pessoa alienada ou pior, que quer alienar... a novela pode nao ser uma obra prima como as de dias gomes, mas e honesta ao contar a historia... voce quer mulher pelada? compra uma revista de sacagem ou aluga um fime porno... sera que voce nao e militar ou parente de um?

    ResponderExcluir
  3. e nao se esconda ao postar uma opiniao, isso e feio e sinonimo de covardia...

    ResponderExcluir
  4. DITADURA NUNCA MAIS: Pelo Direito a verdade Lutemos

    ResponderExcluir

Seja Bem Vindo, Participe!

Curta a nossa pagina

Ocorreu um erro neste gadget

Participe do grupo no Facebook

Pesquisar

Ocorreu um erro neste gadget
“Este é tempo de divisas, tempo de gente cortada. É tempo de meio silêncio, de boca gelada e murmúrio, palavra indireta, aviso na esquina.”
Carlos Drumond de Andrade